11 junho 2011

ATIVIDADE CRIATIVA



DEZ MANDAMENTOS PARA DIRIGIR UMA ATIVIDADE CRIATIVA

As idéias criativas que oferecemos não são uma fórmula mágica para ressuscitar um grupo morto. Não há poder algum nas idéias em si. Mas, em geral, elas funcionam muito bem quando algumas diretrizes são seguidas.

1. PREPARE-SE BEM. Verifique que o local seja adequado e que o material necessário esteja disponível, conforme especificado para cada atividade. Leia com atenção o procedimento e estude com antecedência as regras e/ou princípios das idéias que pretende usar.

2. ORE para que Deus use a atividade para a Sua glória.

3. DIVULGUE  as atividades do seu grupo com antecedência e promova as suas idéias criativas. A sua empolgação será contagiante!

4. ADAPTE as idéias à sua realidade. Na nossa experiência, a maioria das idéias aqui reunidas tem sudo muito bem aproveitadas com grupos pequenos (10 a 20 pessoas), desde júniores até adultos. Algumas se aplicam a grupos maiores; outras, devem ser usadas somente com adultos ou casais. O que importa, contudo, é o que você as adapte à sua realidade e necessidade. Não há nada de sagrado nestas idéias! Mude-as conforme a idade, o tammanho e as cracterísticas próprias do seu grupo.

5. SEJA UM LÍDER ENTUSIASMADO ao conduzir a atividade. Sem dúvida alguma, o líder é a chave de toda idéia bem sucedida. Às vezes, o programa mais "absurdo" alcança bom êxito simplesmente porque o líder contagiou os demais com seu ânimo.

6. TENHA CORAGEM  de experimentar idéias novas e "vender seu peixe". Não fique desanimado se alguém do grupo não se interessar pelo programa ou não participar de uma brincadeira. E não esqueça: você nunca vai agradar a todos - especialmente no trabalho com adolescentes.

7. SEJA SENSÍVEL às reações do grupo. Não quebre as tradições com muita rapidez! Uma coisa é ter "casca dura" diante das críticas injustas de uma ou outra pessoas; outra, é não prestar atenção ao retorno que a maioria do grupo está lhe dando. Faça uma avaliação após cada atividade e verifique o que funcionou bem, o que podeia ter sido melhor e o que não funcionou.

8. SEJA JUSTO nas regras e premiação.

9. SEJA FLEXÍVEL. Não deixe que o programa se torne cansativo. É mlhor encerrar uma atividade quando todoas ainda estão pdedindo mais, do que prolongá-la até que todos estejam reclamando que foi demais!

10. NÃO FAÇA DO PROGRAMA ALGO MAIS IMPORTANTE DO QUE AS PESSOAS. O programa existe em função das pessoas e não vice-versa. Se uma atividade despertar uma nova necessidade no grupo, ou criar um ambiente propício para o ensino imediaro de uma verdade cristão, não hesite em interrompê-la - você acaba de alcançar o seu propóstio maior!

E finalmente...

Se você alimentar seu ministério com o "feijão com arroz" de estudos bíblicos, evangelismo, louvor e comunhão cristã, e se você usar idéias criativas para temperar o programa de vez em quando, não haverá limites no que Deus pode fazer em seu grupo.

Fonte: 101 idéias criativas.

Quebra-gelo clique aqui

Um comentário:

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL